sábado, 19 de abril de 2014

Primeiras Impressões - Ressha Sentai Tokkyuger (Toqger)



Ressha Sentai Tokkyuger ou Express Sentai Toqger, é a 38ª série super sentai da Toei e começou a ser exibida em 16 fevereiro de 2014. A temática principal da série são trens, isso engloba todos os tipos de trens e metros existentes no Japão, pelo que a série deixa a entender. Essas Primeiras Impressões tem como base os 8 primeiros episódios da série.
A história de Tokkyuger/Toqger tem como protagonistas um grupo de 5 jovens desmemoriados que por algum motivo estão dentro de um trem da Rainbow Line (Linha Arco-íris) e são convocados a tornarem-se os Toqger e combater os vilões da série a Shadow Line (Linha das Sombras) que atacam as cidades, causando tristeza aos seres humanos. Seu objetivo é dominar o mundo através dos trens, ou seja espalhando a Shadow Line. Para enfrentar a Shadow Line, nossos heróis usam seus poderes baseados na Imagination (Imaginação).

Personagens:



Right/Toq1gou (Tokkyu ichi-go)
Right é Red/Vermelho ele é um jovem alegre, determinado e com um forte senso de justiça, sempre preparado para ajudar seus companheiros e aqueles que precisam.
Comentário: Desde as primeiras fotos revelando o ator e sua caracterização vários fãs de super sentai deixaram bem claro seu desgosto e preconceito homofóbico  quanto a escolha e caracterização do personagem, segundo eles o personagem não era 'másculo' suficiente para ser o Vermelho. Situação semelhante ocorreu com o personagem Alata o Vermelho dos Goseigers, com quem Right é comparado, porém, Alata era muito mais pacifista do que Right. Espero que até o final da série esses comentários desapareçam. Right não deve em nada aos outros vermelhos dos sentais.

Tokatti/Toq2gou (Tokkyu nii-go)
Tokatii é o Blue/Azul é o cara estudioso, medroso e meio covarde na hora de lutar, o que gera situações cômicas. Porém é esforçado e assim consegue superar seus medos.
Comentário: Tokatti lembra muito a personagem Renn (Go-on Blue) de Go-onger, ambos fazem o papel de cérebro da equipe.

Mio/Toq3gou (Tokkyu san-go)
Mio é a Yellow/Amarela, ela é uma jovem forte e confiante. Mio é boa de briga na hora das batalhas, mas também é amável com seus companheiros.
Comentários: Até o momento Mio foi a personagem que menos teve sua personalidade explorada. Mio lembra muio a Luka (Gokai Yellow) de Gokaiger. Desde o modo de vestir (casaco amarelo, shorts, meia calça e botas) até a maneira mais agressiva de lutar, e Mio forma com Kagura o típico dueto Tomboy/Girly Girl, da mesma forma que Luka e Ahim (GokaiPink) de Gokaiger. Também por que é primeira vez desde Gokaiger onde temos novamente duas personagens femininas regulares, em ambas as séries a Yellow e a Pink.
Outro ponto positivo foi terem dado a Yellow uma arma em forma de Machado (Shingo Hammer) algo que é raro em um super sentai, onde as personagens femininas normalmente ganham armas próprias de tiro ou que não precisem entrar em confronto direto com o monstro.

Hikari/Toq4gou (Tokkyu yon-go)
Hikari é o Green/Verde, um jovem calado e sério. Hikari é o membro mais sério do grupo e o que consegue ver as coisas de forma mais realista.
Comentários: Hikari é quase um lobo solitário, porém não chega a tanto pois ele é sempre trazido para junto do grupo. É um personagem calmo e calado e um dos únicos que continua intrigado quanto a perda de memória coletiva ou do que eles estão realmente fazendo ali.
A cor verde do uniforme destoa do verde dos uniformes anteriores. A primeira vista acabamos estranhando, mas depois nos acostumamos. O verde do seu uniforme lembra o verde das sinaleiras, muito provavelmente essa foi a intenção.

Kagura/Toq5gou (Tokkyu go-go)
Kagura é a Pink/Rosa, é uma jovem alegre, sempre disposta e amável com todos. Kagura se considera a mais fraca do grupo, mas com o seu poder da imaginação ela consegue superar seus obstáculos. Tirando Right, Kagura foi a personagem que até o momento teve a maior caracterização.
Comentário: Como já foi falado Kagura é a Girly Girl, aquela personagem mais feminina que faz contraste com a Tomboy, a personagem mais masculina, nesse caso a Mio. Um exemplo desse contraste é: Mio tem cabelo curtinho, enquanto Kagura tem cabelo comprido e usa maria chiquinha.
Kagura é a típica personagem feminina que tenta ser fofa, amável com todos e que mantém o grupo unido. Ela lembra um pouco Ahim (GokaiPink) e até Saki (Go-on Yellow).

Alguns comentários sobre a dinâmica do grupo:
Até o momento a dinâmica do grupo foi muito boa. A personalidade de cada uma das personagens, embora clichês, estão muito bem estabelecidas e sabemos qual o papel que cada um desempenha tanto dentro quanto fora do grupo. Right é o líder que jamais desistirá ou abandonará seus amigos, Tokatti é o cara inteligente e medroso, Mio é boa de briga e meio mandona, Hikari é sério e distante, Kagura é alegre e feliz.
Ships: Ficou bem claro nesses 8 primeiros episódios que Hikari x Kagura são o ship preferido dos produtores. Eu particularmente torço por Mio x Tokatti. Tadinho do Right...

Uniformes


O uniforme é bem simples, roupa de apenas uma cor com luvas e botas brancas. Os trilhos do capacete a princípio incomodam, mas depois nos acostumamos.
Comentário: Confesso que gostei dos uniformes de Toqger, no começo bate aquela sensação de estranheza quanto ao novo modelo, mas depois de um ou dois episódios é fácil se acostumar com o novo uniforme.

Troca de cores



Diferente da maioria dos outros sentais o que define o nome dos personagens é o número no uniforme e não a cor que estão usando. Isso acontece por que os Toqgers podem trocar de cor entre si e o que se mantém para diferencia-los é o número no peito. Nas primeiras vezes onde eles trocam de cor, ficamos perdidos sem saber quem é quem, mas depois de conhecer um pouco do estilo de luta de cada um sabemos rapidamente reconhecer cada um.
Comentário: Gostei muito da troca de cores e acho que ela  é o principal atrativo da série. Até o momento Toqger é o mais próximo que conseguimos de ter garotas usando verde e vermelho e ter um garoto usando rosa! Sei que em Shinkenger tivemos a primeira Vermelha, mas ela dura apenas poucos episódios, e que em Gokaiger também tivemos garotas usando praticamente todas as cores e um filme onde durante segundos temos os garotos usando rosa, porém ter uma série onde os personagens tenham essa habilidade e usem-na sem cerimonia é muito legal.





Henshin/Roll Call
A transformação dos Toqger é muito bem elaborada e pela primeira vez há uma explicação do porque os monstros não atacam os heróis enquanto eles estão fazendo todas aquelas poses, danças e gritando frases. Quando os Toqger iniciam a sua transformação uma linha branca surge em torno do grupo e ouvimos a frase 'Fique atrás da linha de segurança', remetendo as linhas de segurança existentes em plataformas de metro de verdade. Depois de transformados cada personagem é apresentado por uma voz, que mais uma vez lembra o que ocorre em metros que é uma voz anunciar duas ou mais vezes a próxima parada. No caso da série o nome de cada personagem é anunciado 2 vezes. "Tokkyu ichi-go!Tokkyu ichi-go!Tokkyu nii-go!Tokkyu nii-go!Tokkyu san-go!Tokkyu san-go!Tokkyu yon-go!Tokkyu yon-go!Tokkyu go-go!Tokkyu go-go!" Depois de alguns episódios a henshin é encurtada e cada um só é apresentado uma única vez.
Comentário: Gostei bastante da transformação, foi muito criativa, principalmente na parte do trem contornando o trilho que fica no capacete. Sei que muito gente ficou incomodada com a voz que apresenta os personagens e fala tudo duas vezes, mas eu achei bem legal.














Robô

O robô dos Toqger é formado pela união dos 5 trens, cada um pertencente a um personagem. O robô é bem simples se comparado com os robôs super turbinados das últimas séries, mas como já ficamos sabendo há outros Ressha/Trens auxiliares que os Toqger precisam encontrar para turbinar o seu robô.
Comentário: Não sou muito fã de robôs, mas confesso que curti a simplicidade desse primeiro robô dos Toqger e toda a transformação dos trens no robô também é um belo atrativo.


Os vilões

Os vilões da Shadow Line são um grupo de 'aristocratas' em estilo steampunk que desejam dominar o mundo(Japão) espalhando a Shadow Line, transformando plataformas de trem/metro em estações das trevas para assim trazer o Imperador das Trevas de volta.
Dentre os vilões temos: Barão Nero, General Schwartz, Madame Noa e Gritta. Cada um dos nomes faz referência a palavra preto em diferentes línguas.


Comentário: O design dos vilões ficou muito legal. O fato de lembrarem muito mais humanos do que monstros é um ponto positivo. Gritta é muito amor. <3

Kuros

Kuros são os populares 'bucha de canhão' dessa temporada.
Comentário: O design desses personagens ficou muito bem elaborado e a referência aos Train Robbers que realmente existiram mostra o quão bem pensada a série foi.

Personagens secundários

Condutor e Ticket


Como o próprio nome já diz ele é o condutor do trem que serve tanto como moradia quanto base de operações dos Toqger. Na sua mão direita há Ticket um fantoche, que pode ou não ter vida própria.
Comentário: Todo o clima de mistério e falta de respostas do Condutor dão um pouco de raiva, fora que Ticket consegue ser muito irritante as vezes.

Wagon


Wagon é a robô ajudante do trem, ela limpa, serve a comida e funciona como fanservice e alívio cômico.
Comentário: Wagon é uma personagem que está claramente ali para fazer fanservice com a sua roupa colada, mas os trejeitos da personagem conseguiram deixa-la muito mais agradável com suas piadas e seus selfies.

Considerações finais:

Finalmente desde Gokaiger temos novamente duas garotas regulares na série. Já era hora, depois da festa da salsicha que foi Kyoryuger.

Abertura: a música é empolgante e a tirada de em cada episódio um dos personagens principais cair enquanto corre foi genial e consegue render boas risadas.

Encerramento: propaganda de trens. Como não há sistema ferroviário na minha cidade e eu mesma só andei umas 2 ou 3 vezes de metrô na vida não ligo muito para a propaganda dos mil e um tipos de trens, metrôs e afins que existem no Japão. Acho que poderiam ter feito um encerramento mais legal que focasse nos personagens e ainda assim mostrasse trens para deixar todos felizes.

Gostei muito do que vi até agora em Toqger. Embora não seja fã de trens ou de metrô, gostei muito das referências feitas com esse tema na série. Percebesse um grande esforço para encaixar o máximo de referências a trens quanto é possível nessa série e isso requer muita criatividade, coisa que a equipe de produção já provou que tem. Espero que a série continue no mesmo ritmo, desenvolva bem cada um de seus personagens e não jogue nenhum personagem ou o time todo em detrimento do vermelho. (cof cof Daigo cof cof)



Shuppatsu shinkou!