quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Resenha - Mirai Sentai Timeranger



Mirai Sentai Timeranger (Esquadrão do Futuro Timeranger) é a 24ª série da franquia super sentai da Toei. A história de Timeranger tem início no ano 3000, quando 3 criminosos condenados (Don Dolnero, Gien e Lila) fogem para o ano 2000. Yuuri, Ayase, Domon e Shion, voluntariam-se para voltar ao passado e recapturar os criminosos. Ao chegar no ano 2000, os enviados do futuro encontram Tatsuya e com sua ajuda tornam-se os Timerangers, tendo como missão recapturar os 3 vilões principais e também todos os criminosos da prisão criogênica que eles trouxeram consigo para o passado.

Personagens

Tatsuya Asami/ TimeRed


Tatsuya é um jovem do ano 2000, único herdeiro de uma família rica, mas que não deseja seguir os passos traçados por seu pai, que deseja que o filho assuma os negócios da família. Tatsuya é treinado em artes marciais o que ajuda na hora de lutar contra os vilões.

Yuuri/ TimePink



Yuuri, a líder dos Timerangers. É uma detetive do futuro e a única que sabia dos planos de Don Dornelo e seus comparsas, de fugir para o passado. Yuuri tornou-se detetive para investigar a morte de sua família, que no decorrer da série descobrimos que foi assassinada a mando de Don Dornelo. Seu desejo por vingança e sua missão como parte da Polícia do Tempo colocam Yuuri em um dilema, de cumprir com sua missão e recapturar os criminosos do futuro ou vingar a morte de sua família. Yuuri é a única mulher da equipe e uma das poucas que é líder de seu grupo. No começo da série Yuuri é fria a distante, sempre focada em cumprir com seu dever, no decorrer da série ela vai aprendendo a conviver melhor com sua equipe.

Ayase/ TimeBlue




Ayase, um ex-piloto de corrida no futuro, se alistou como voluntário para a missão de viajar para o passado e recapturar Don Dornelo e os outros criminosos. Ayase a princípio é um personagem calado e distante, logo descobrimos que ele tem uma doença incurável conhecida como Síndrome de Osiris, por causa da doença, Ayase desistiu de sua carreira como piloto e alistou-se na Polícia do Tempo. Durante o decorrer da série, Tatsuya descobre sobre a doença de Ayase, mas a pedido do amigo não revela aos outros membros do grupo sobre o estado de saúde do amigo. Ayase tenta não apegar-se muito ao grupo, pois tem consciência de que seu tempo de vida é curto, mas com o tempo aprende a lidar com seus companheiros e a confiar neles.

Domon/ TimeYellow


Domon, um ex-lutador profissional, é o mais bem humorado do grupo, sempre tentando fazer piadas. Domon alistasse para a missão da Polícia do Tempo, assim como Ayase e Shion, sem saber o que lhe esperava. Ele é o personagem mais forte fisicamente. Domon apaixona-se pela fotografa do presente, Honami, do seu relacionamento nasce seu filho, que fica no presente, quando o mesmo retorna ao futuro.

Shion/ TimeGreen



Shion é um alienígena, último sobrevivente de seu planeta que fora destruído pela guerra. Shion foi criado em um laboratório na terra o que resultou na sua falta de habilidades sociais, o que resulta em uma grande curiosidade acerca de tudo por parte do garoto. Shion é o cérebro da equipe quanto o assunto é tecnologia e o reparo das armas utilizadas pela equipe.

Naoto Takizawa/ TimeFire


Naoto, ex-colega de faculdade de Tatsuya, é um jovem que diferente do mesmo não nasceu rico, mas sim teve que esforçar-se para ser alguém. Naoto entra para o recém formado grupo Guardiões da Cidade, criado pela empresa Asami, pertencente ao pai de Tatsuya. Depois que consegue o V-Commander, que estava perdido no passado, Naoto torna-se TimeFire e com isso consegue ascender dentro da Guardiões da Cidade chegando ao posto de comandante. Naoto prefere trabalhar sozinho ao invés de unir-se aos Timerangers.

Comentários acerca dos personagens
-Infelizmente temos apenas uma garota na equipe, e para variar ela é a Pink/Rosa.
-Mesmo tendo apenas uma personagem mulher na equipe, Yuuri é uma personagem bem desenvolvida, a começar pelo seu papel de líder da equipe, que fica muito claro no começo da série, mas infelizmente sua liderança vai aos poucos sendo perdida para Tatsuya, já que ele é o Red/Vermelho, embora não mostre-se mais capaz do que Yuuri ou mesmo que os outros personagens, Tatsuya só foi crescendo como líder pois é o vermelho, coisa que é um clichê chato dos Super Sentais e Power Rangers. Yuuri é a melhor líder mulher dentre as poucas que temos, como Tsuruhime (Kakuranger) e Kaoru (Shinkenger) essa última embora muito competente durou apenas poucos episódios.
-O drama de Ayase e a sua doença incurável foi muito bem trabalhado ao longo da série, desenvolvendo os dramas aos poucos e sem exageros.
-O romance de Domon com a fotografa do presente Honami também foi muito bem trabalhado ao longo da série, rendendo cenas cômicas. Pergunta: Como ela conseguiu confundir o Ayase, que usa uma camisa azul, como sendo TimeYellow? Alguém me explica!
-Mesmo antes de sua aparição, tinha ouvido falar coisas horríveis sobre Naoto/TimeFire, mesmo depois que ele apareceu e que eu terminei a série, não consegui entender o porque desse personagem ser tão odiado por alguns. Na minha opinião ele era simplesmente alguém que queria subir na vida e não se preocupava com os meios que teria que utilizar para alcançar seu objetivo. Ele nunca se uniu definitivamente ao resto da equipe e preferia trabalhar sozinho, porém isso não significa que ele seja uma pessoa má ou menos digna que os outros Timerangers. A morte do personagem no final da série é um dos momentos mais marcantes e é  quando percebemos que Naoto não era tão egoísta e frio quanto aparentava.

Taku


A 'coruja' que veio junto com os heróis do futuro. Taku é o Robô de Navegação dos Timerangers, durante a estadia do grupo no presente é ela/ele que faz os contatos com o futuro e que chama o robô.

Os vilões (Família Londers)


Os vilões de Timeranger são um dos ponto altos da série. Don Dolnero, Gien e Lila são três criminosos condenados que fugiram para o passado, ano 2000, para não serem mandados para a prisão criogênica.
Os três chegam ao presente e decidem dominar o crime no ano 2000. Uma das melhores partes desses vilões é que eles não estão interessados em fazer os humanos sofrer, como a grande maioria dos vilões de super sentai. A família Londers, como eles mesmos se apelidaram, está interessada em roubar bancos, joalherias, comer em restaurantes caros e fazer o que for necessário para ganhar mais dinheiro. Se pessoas inocentes se machucam é apenas uma das consequências de suas ações, mas não o seu objetivo.

Don Dolnero
Um sapo mafioso que deseja se tornar uma espécie de 'rei do crime' nos anos 2000, já que sua carreira de crimes no futuro resultou na sua prisão e fuga para o passado. Don Dolnero é o responsável pelo assassinato da família de Yuuri.


Gien

Gien é um androide que segue as ordens de Dolnero, mas que desde o começo da série aparenta ser mais perigoso que o próprio Dolnero. A insanidade do androide na metade da série e a revelação do seu trágico passado é um ponto alto e nos faz entender por que o mesmo ficou dessa forma.

Lila
A única mulher humana(?) do grupo. Lila não é tão bem trabalhada quanto os outros vilões. Sua personagem se mostra uma mulher fútil que parece estar aliada com Don Dolnero para conseguir dinheiro, jóias e luxo. Pouco ou quase nada é explicado sobre a personagem, seu passado, suas motivações. No máximo descobrimos por Dolnero que Lila é parecida com sua mãe. As vezes, parece que Lila só existe para fazer um contra-ponto com a TimePink, ouro clichê que também já anda bem batido em sentais e outras mídias. No final da série, não sabemos que destino teve Lila, ela fugiu? foi para onde? quem era ela realmente? várias perguntas ficaram sem resposta, parece que não sabiam o que fazer com a personagem e simplesmente esqueceram dela...

Uniformes


O uniforme da série tem um visual bonito, principalmente os capacetes, cada um tendo um visor no formato diferente. As roupas tem um toque bem futurista, ou do que era considerado futurista na época em que a série foi produzida. Quanto a existência de dois rangers vermelhos, não é ruim ter dois rangers com a mesma cor, em especial porque TimeFire só aparece depois da metade da série.

Equipamentos




As armas da equipe possuem um design simples e ao mesmo tempo muito bonito. Tanto as Double Vector, quanto as armas que formam a Voltech Bazooka, cada uma tem um nome próprio o que deixa as coisas mais interessantes.

Henshin
A henshin da série é uma das minhas preferidas. Os personagens parecem mesmo estar dentro de um computador ou sistema de redes e o uniforme se materializa no corpo dos personagens. Mais uma vez o apelo da chegado do novo milênio é mostrado.







Robô


Durante a série, a equipe recebe novos robôs e equipamentos. Devo dizer que Timeranger tem a melhor trilha sonora no momento da união das diferentes partes do robô. O fato de os veículos/naves que formam o robô virem do futuro através de um portal do tempo é uma daquelas partes que você fica esperando acontecer em cada episódio. Uma ressalva, por que as naves passam por um passado mais distantes ainda, Egito Antigo, Japão Antigo, Dinossauros, antes de chegarem no presente? Cronologicamente falando não faz sentido nenhum. Não sei se foi proposital ou algum erro que passou.
Algo que pode enjoar nas lutas é que todo santo episódio os heróis ficam trocando o modo do robô, e falando 'Timerobo Alpha' 'Timerobo Beta'.


Considerações sobre a série

Timeranger foi a primeira série super sentai, que eu já havia assistido a versão norte-americana anteriormente. No começo da série foi difícil rever aqueles uniformes sabendo que os personagens eram outros, ao invés dos personagens de Power Rangers Timeforce (Força do Tempo, aqui no Brasil) que eu guardava com carinho na lembrança. Em especial, foi difícil ver que Timeyellow era um homem na versão japonesa e fico me perguntando por que transformaram o Timeyellow em mulher na versão Power Rangers. Faria mais sentido terem transformado o Timegreen em uma personagem mulher, em vista que o Timeyellow é o mais alto e musculoso da equipe, enquanto o Timegreen era um garoto bem novo e era da mesma altura da Timepink. No fim sei que a Saban quis manter a tradição de transformar amarelos em mulheres, mesmo o amarelo sendo o mais fortão da equipe.

A série Timeranger foi produzida nos anos 2000-2001, desde a sua abertura notasse um clima de entrada no novo milênio, expectativas e incertezas quanto ao que o futuro reserva para a humanidade. Já no primeiro episódio Yuuri, Ayase, Domon e Shion, chegam ao passado, ano 2000 e encontram-se com Tatsuya, um rapaz dessa época, logo depois do segundo episódio o grupo de heróis já está estabelecido. Porém tem-se aquela amarga certeza de que no final da série os 4 viajantes do futuro terão que voltar para o seu tempo e Tatsuya ficará no presente. Essa separação anunciada é representada no encerramento dos episódios, mostrando os personagens felizes e unidos, mas todos sabem que no fim eles terão que deixar Tatsuya no presente.

Mesmo tendo apenas uma personagem mulher, a série conseguiu trabalhar muito bem com a mesma. Yuuri desde o inicio mostra-se uma líder capaz, dedicada a cumprir com sua missão e respeitada por sua equipe. Infelizmente, na metade da série, vemos que os roteiristas empurram cada vez mais e mais Tatsuya para o posto de líder, por que o mesmo é homem e é o vermelho. Yuuri não chega a virar uma 'donzela em perigo' longe disso, mas mesmo assim não sei por que tira-la do posto de líder, na verdade sei sim, já que super sentai tem como público alvo meninos, nada mais óbvio do que ter um homem como vermelho e líder, mesmo ele sendo menos capaz ou novato perto da primeira líder. O romance que surge entre Tatsuya e Yuuri, não é forçado (como em Kyoryuger, desde quando a Amy gostava do Daigo?)e é construído desde o começo da série. A separação deles no final é triste, mas previsível.


Ao terminar a série, fiquei com um sentimento de amargura ao ver que os quatro voltaram para o futuro e Tatsuya ficou no presente tocando sua vida, vemos até o filho que Domon teve com Honami. Sei que desde o começo, e pelo próprio clima mais sério que a série possui, não teremos um final feliz onde todos ficam juntos no presente. Porém, no fundo todos queríamos que ficassem juntos e felizes. Posso dizer, que de todas as séries super sentai que acompanhei, Timeranger é a única que eu teria paciência para rever inteira (exceto o episódio do monstro gourmet)  e me emocionar com a trama.