Escrevo essa pequena resenha baseada nos 13 primeiros episódios de Shuriken Sentai Nninninger, a série nem chegou na metade, mas sinto a necessidade de escrever algumas palavras sobre esse primeiro 1/4 da série que foram bem significativos na quantidade de problemas encontrados.
Problemas:
1- Excesso de foco no personagem Takaharu Igasaki/Akaninger.
Todos sabemos que as séries super sentai sempre tendem a focar um pouco mais no Red, isto é fato. O Red sempre fica no centro do grupo nas poses, muitas vezes é o único a ganhar um power-up que pode ou não ser usado pelos outros membros, é ele que senta no centro da cabine de comando do robô e por ai vai. A questão é que mesmo o Red sendo o foco central, os demais membros da equipe também tem seus episódios focos, onde eles mesmos destroem o monstro, ficam no centro da pose em grupo, lideram a batalha no robô e salvam o dia.
O problema de Ninninger nesses primeiros 13 episódios é o foco excessivo no personagem do Akaninger. Desses 13 episódios, 60% do foco deve ter sido todo direcionado a ele. Primeiramente, Takaharu tem uma personalidade muito clichê e batida para um Vermelho, é o típico herói hiperativo, que fica gritando (MOETEKITAAAA), não pensa antes de partir para a porrada e por ai vai. Isso tudo não seria um problema se os demais personagens tivessem seus respectivos episódios foco e seus quinze minutos de fama. O que acontece em Ninninger é que todos os episódios, com uma ou outra exceção, parecem focar no Takaharu. O único episódio que eu diria que não gasta tempo jogando o Takaharu na nossa cara é aquele em que a mãe do Yakumo aparece e ele é o foco central do episódio.
Takaharu conseguiu ganhar o título de Daigo 2.0 e se as coisas continuarem assim vai é ultrapassa-lo.
Todo aquela rivalidade com o general Gabi Raizou me pareceu muito jogada e forçada na nossa cara. Como dizem por ai, Takaharu parece uma tentativa de Takeru/ShinkenRed. A questão é que Takeru tinha um time de companheiros com personalidades distintas e bem desenvolvidas que ajudavam no crescimento do próprio Takeru. A cena inicial do primeiro episódio de Ninninger é uma clara referência ao primeiro episódio de Shinkenger.
2- Pouco foco e desenvolvimento dos demais personagens
Toda essa superexposição do Vermelho faz com que tenhamos três personagens (Fuuka, Nagi, Kasumi) com muito potencial, mas que não ganham seus merecidos episódios focos para desenvolverem sua personalidade.
Yakumo até tem um pouco mais de sorte nesse quesito, seus episódios foco realmente parecem focar nele e no seu crescimento, apesar de termos a história da rivalidade entre Yakumo e Takaharu, que desde o começo parece muito jogada na nossa cara, só para ter uma rivalidade Vermelho e Azul no grupo. Fora que esses poucos episódios já deixaram bem claro que Takaharu é o mais forte e que não precisa da ajuda de ninguém para derrotar os yokais.
Fuuka acaba tendo que dividir seu episódio foco com Takaharu, o episódio focava nela mas a presença de Takaharu era bem forçada. Na luta final eles dão um ataque combo, será que ela não poderia ter vencido o yokai sozinha? Vê-la empurrando Takaharu do assento central do robô não teve preço. Fuuka também teve a má sorte de ser capturada pelo inimigo em um episódio e colocada na posição de donzela em perigo, que precisava do seu irmão Takaharu para salva-la, já que segundo a série os outros três eram uns inúteis que não conseguiram evitar que a companheira fosse sequestrada.
Kasumi também ganha um episódio foco que tem que dividir com Takaharu. Aprendemos um pouco mais sobre ela, que é uma estudante universitária e quer se tornar uma cientista. Ela também cria invenções que auxiliam o grupo. O episódio passa o tempo inteiro falando que Kasumi gosta de tecnologia e de alienígenas, quando o novo robô aparece UFOmaru, quem fica com ele? quem? quem? TAKAHARU! (isso lembra um certo KyoryuRed) Por que passar um episódio inteiro focando no interesse pelo espaço e tecnologia da garota para no final dar o robô para o Takaharu? Perdemos uma excelente chance de ver Kasumi sentar no assento central com toda a sua graça e majestade.
Nagi, pobre Nagi. Na minha opinião Nagi é o personagem mais deixado de lado até agora. Não sabemos quase nada sobre ele. Sua personalidade é estar sempre animado e ser gentil e prestativo. O primeiro episódio foco do Nagi, vemos mais o Takaharu do que qualquer coisa. No 13º episódio temos Nagi tentado unir Takaharu e Kinji (Starninger), no fim Nagi faz todo o trabalho mas quem leva os créditos são os outros dois.
3-Trabalho em equipe, cadê?
Muitos pensam que o trabalho em equipe é o foco dos super sentais, sentai pode ser traduzido como esquadrão, uma pessoa não faz um esquadrão, exceto Takaharu. Em duas ocasiões Takaharu deveria ter aprendido o que é trabalho em equipe e nada. Ele não aprendeu absolutamente nada. Continuou ignorando seus companheiros partindo para a luta sozinho e derrotando os inimigos, já que ele é bom demais nisso tudo. Não preciso nem comentar que Takaharu não merece o título de líder, já que quem pensa nas coisas e designa funções para cada um é o Yakumo, enquanto Takaharu segue seu caminho e ignora a existência de seus companheiros.
Novo personagem:
Starninger/Kinji Takigawa
O novo membro do grupo estreou logo no oitavo episódio da série. Geralmente um novo membro só aparece lá pela metade da série. Eu achava que KyoryuGold aparecendo antes dos 20 episódios muito cedo, Kinji apareceu mais cedo que qualquer outro sexto membro de sentai. Starninger é uma mistura de vários esteriótipos norte-americanos, cowboy, sheriff, hamburger, rodeio, rock'n'roll, expressões em inglês jogadas no texto. A primeira vista a roupa de Starninger lembra muito Genta/ShinkenGold, dourado com os braços azul escuro e uma estrela no capacete. A personalidade de Kinji também lembra muito Genta, animado, piadista, fora que o StarBurger lembra o SushiChanger do ShinkenGold.
Starninger não é o primeiro ninja norte-americano a aparecer em um sentai de ninjas. NinjaBlack/Jiraya de Kakuranger foi o primeiro. Jiraya aparece pela primeira vez usando roupa de cowboy, andando de patins, falando apenas inglês e um japonês bem forçado. Kinji por sua vez fala um inglês bem ruinzinho, se não tivesse as legendas não saberíamos o que ele está dizendo e fala um japonês muito forçado para parecer que o personagem realmente é estrangeiro.
A roupa de sheriff, o chapéu de cowboy as botas fazem do personagem um esteriótipo ambulante. O personagem apareceu há poucos episódios e até agora agradou. Fora seu hobby de tirar selfies com yokais, espero que tenhamos mais cenas engraçadas dele com os demais Ninningers, menos Takaharu! Espero que ele largue logo esse papo de derrotar os Ninningers para conseguir a aprovação do Avô deles.
Os produtores querem tanto vender brinquedos e quinquilharias que em um único episódio Starninger se transforma três vezes!!!
Expectativas:
-Espero que a série pare de focar tanto em Takaharu e deixe os demais personagens brilharem. Quero ver episódios onde o personagem foco derrota o monstro, lidera a luta e salva o dia, isso não deveria ser privilégio do Vermelho. Nos outros super sentais até agora não era assim (cof cof Kyoryuger).
-Espero que todos os ninjas tenham chance de usar o power-up quando o mesmo aparecer, especialmente as garotas.
-Espero que Kasum e Nagi tenham a chance de sentar no assento principal do robô, eles merecem mais do que o Takaharu.
Deixo aqui essas observações que venho fazendo e que vejo muitos fãs que acompanham a série discutindo.