Engine Sentai Go-onger é a 32ª série super sentai da Toei, possui 50 episódios, alguns filmes e especiais. Sua história é a seguinte: no universo de Go-onger existem 11 Braneworlds, uma espécie de universos paralelos, um desses universos é o Machine World (Mundo das Máquinas) habitado pelos Engines, seres que possuem aparência de veículos motores, como carros, ônibus, moto, etc. No começo da série os Engines travam uma batalha contra os Gaiark, grupo de vilões liderados pelos três Ministros da Poluição que tem como objetivo poluir o Machine World. Após serem derrotados pelos Engines, os Ministros da Poluição dos Gaiark, partem para o Human World (Mundo dos Humanos) com o objetivo de polui-lo. Com a fuga dos Gaiark para o Mundo Humano, os Engines decidem ir atrás dos vilões e impedir que os mesmos poluam o Mundo Humano. Já no Mundo Humano, os Engines decidem procurar parceiros humanos que possam ajuda-los na sua luta contra os Gaiark e a manter o planeta terra limpo e a salvo da poluição.
Personagens
Os heróis
O grupo de heróis é formado inicialmente por 3 integrantes, Sousuke (Go-on Red), Renn (Go-on Blue) e Saki (Go-on Yellow), sendo seus parceiros engines: Speedor, Buson e Bear RV, respectivamente. Logo no segundo episódio, outros dois personagens se juntam a equipe: Hanto (Go-on Green), tendo como engine Birca, e Gunpei (Go-on Black) parceiro de Gunpherd. Na metade da série, somos apresentados aos Go-on Wings, Hiroto (Go-on Gold) e seu parceiro Toripter, e Miu (Go-on Silver), irmã de Hiroto e parceira de Jetras.
Go-on Red/ Emisu Sosuke
Sosuke possui o apelido de Speed King (Rei da Velocidade), ex-piloto de carros de corrida sua cor é o vermelho, ele é o líder dos Go-ongers e seu parceiro é Speedor, um engine com forma de carro de corrida e que lembra um condor. É corajoso, animado, sempre pronto para enfrentar novos desafios e proteger o planeta terra contra os ataques dos Gaiark. Sendo o Vermelho, Sosuke é o personagem com maior destaque na série e o mais forte, no quesito coragem e determinação, mas mesmo assim é meio bobinho e piadista.
Go-on Blue/ Kosaka Renn
Renn possui o apelido de Cyclopedia (Enciclopédia) já que é o 'cérebro' do grupo. Sua cor é o azul, Renn é parceiro de Buson, um engine com forma de ônibus e que lembra(?) um leão, já que Renn era um motorista de ônibus antes de entrar para o grupo. Renn é descrito pelos próprios companheiros como a 'mamãe do grupo', é ele quem cozinha, limpa, faz as tarefas do lar e ainda tem que se preocupar com o bem estar dos parceiros, fora o fato de ser o membro mais inteligente do grupo, sendo ele quem resolve grande parte dos problemas tecnológicos no decorrer da série e formula os planos de batalha.
Go-on Yellow/ Rouyama Saki
Saki apelidada de Sweet Angel (Doce Anjo) é o elemento feliz do grupo. Sua cor é o amarelo e sua parceira é Bear RV, uma caminhonete e lembra um urso. Saki trabalhava como vendedora de arquibancada nas corridas de carro. Ela é alegre, animada, está sempre feliz e tenta alegrar seus companheiros de equipe. Saki não cozinha bem, sabendo apenas fazer doces, muitas vezes excedendo no açúcar.
Go-on Green/ Jou Hanto
Hanto possui o apelido de Vagabond (Vagabundo/Malandro), ele entra depois para a equipe junto com Gunpei. Sua cor é o verde e seu parceiro engine é Birca, uma moto, que tem aparência de um tubarão. Hanto trabalhava como motoboy/entregador antes de se juntar aos Go-ongers e volta e meia durante a série ele realiza pequenos bicos/trabalhos. Hanto é alegre, bem humorado e volta e meia dá em cima de garotas e mulheres bonitas.
Go-on Black/ Ishihara Gunpei
Gunpei apelidado de Chaser (Perseguidor) entra para a equipe junto com Hanto, sua cor é o preto e seu parceiro é o engine Gunpherd, um carro de polícia com aparência de lobo. Gunpei era um detetive antes de integrar a equipe e perseguiu Sosuke, Renn e Saki para conseguir entrar para o grupo. Gunpei é um cara esquentado e que se irrita facilmente, em especial com as piadinhas dos seus colegas de equipe.
Go-on Gold/ Suto Hiroto
Hiroto possui o apelido de Philosopher (Filósofo), sua cor é o dourado e junto com sua irmã Miu, forma a dupla Go-on Wings. Toripter é o parceiro engine de Hiroto, o mesmo possui forma de um helicóptero misturado com falcão. No início, Hiroto e Miu, acham-se superiores aos Go-ongers, mas depois de um tempo reconhecem a coragem e o valor do grupo e juntam-se a eles. Hiroto é um personagem calado, sério, que muitas vezes ignora todos a sua volta, com exceção da sua irmã. No decorrer da série e depois que passa a integrar o grupo de heróis Hiroto vai deixando o seu etnocentrismo de lado e tornando-se um personagem melhor e que enxerga os outros como seus companheiros.
Go-on Silver/ Suto Miu
Miu apelidada de Lovely Sensation (Sensação Adorável?), sua cor é prata, sendo a primeira personagem feminina a usar essa cor e também a primeira a aparecer como 'sexto membro/novo' em uma equipe de super sentai. Miu é parceira de Jetras, um jato que lembra um tigre. Miu é a outra integrante dos Go-on Wings e como seu irmão achava-se superior aos Go-ongers, rotulando-os de incompetentes e tentando mudar a forma de agir do grupo e interferindo em suas vidas.
Comentários
A interação dos 5 integrantes inciais da série é uma das principais atrações em Go-onger, os personagens são engraçados, piadistas, vivem rindo e se divertindo, não importando o quão ruim a situação possa estar. Sosuke é muito otimista, volta e meia realiza atos heroicos dignos dos vermelhos nos sentais, mas muitas vezes é bem bobinho.
Renn sendo o cérebro da equipe tenta ter uma atitude mais séria, mas muitas vezes acaba indo na onda dos outros personagens e torna-se tão cômico quanto os outros.
A alegria de Saki volta e meia chega a irritar, mas em meio a esse grupo, logo relevamos sua felicidade ao extremo.
Hanto também é um personagem alegre e sorridente, seu jeito despreocupado é o atrativo desse personagem.
Gunpei é um personagem muito sério e que não me agrada muito, junto com Hiroto é um dos personagens que eu menos gosto.
Por último, os Go-on Wings quando apareceram eram personagens muito irritantes, tudo bem que a habilidade deles era muito superior a dos Go-ongers, mas a todo o momento eles ficavam jogando isso na cara dos outros 5, dava raiva dessa atitude deles. Com o decorrer da série ambos, Hiroto e Miu foram melhorando e integraram-se a equipe, porém Hiroto é um dos personagens que eu menos gosto e Miu é muito convencida as vezes, acho que só gosto/tolero ela por ela ser a primeira personagem feminina a usar a cor prata, aquela combinação Amarelo e Rosa para as meninas já está me dando dor de cabeça.
Uniformes
Gosto bastante do uniforme dos Go-ongers, o meu predileto é o da Go-on Silver. Todos os detalhes e referências a carros de corrida nos uniformes foram muito bem feitas, as luzes nos capacetes, o cinto de segurança, os detalhes de pneus nas botas, fora o fato de eles retirarem os capacetes com frequência durante a série, naquele estilo piloto de corrida. Dentre os 'morfadores' o que mais gostei foi o celular dos três Go-ongers inciais.
Henshin/ Roll Call
Gosto muito da Henshin e da Roll Call dos heróis, tinha episódios que ficava só esperando pela transformação e as típicas frases de cada personagem, fora aquele giro 360º que eles davam antes de gritar Go-onger! A melhor transformação de todas na minha opinião é aquela do filme 'Shinkenger vs Go-onger'.
Engines
Os Engines são originários do Machine World e auxiliam os Go-ongers na luta contra os Gaiark. Além dos parceiros de cada Go-onger outros engines aparecem no decorrer da série para auxiliar os heróis.
Comentários
Muitos fãs de super sentai que não gostam de Go-onger alegam que um dos motivos é que os engines são insuportáveis, confesso que tem horas que ficar ouvindo cada um dos engines dizer a sua frase típica chega a cansar, mas não a ponto de estragar ou fazer desistir da série.
Queria saber quantas vezes Sosuke e Speedor usaram a palavra aibou (parceiro) na série.
Uma reclamação que tenho quanto aos Engines foi colocarem mais 3 engines de uma vez só, enquanto que já tínhamos 9! Ao menos, Kishamoth, Kilene e Tilene não 'sabiam' falar a língua dos Go-ongers então eles não tinham frases.
Meu engine favorito é o Birca, adorava quando ele falava alguma palavra em italiano/espanhol.
Bomper
Bomper é o robozinho que auxilia os Go-onger, com novos equipamentos e tecnologias.
Bomper rendia ótimas risadas durante os episódios, principalmente quando brigava com Sosuke.
Robôs
Comentários
Não sou grande fã dos robôs gigantes de nenhuma série de super sentai, tento desligar o cérebro quando chega nessa parte do episódio já que acho as lutas dos robôs muito chatas, fora todo aquele tempo que demoram para formarem o robô.
Uma coisa que me irritou muito nesse quesito foi o robô G12, os Go-onger já possuíam 9 Engines e formavam o G9 unindo todos e logo depois foram lá e inseriram mais 3 Engines na história, que juntos formavam 1 robô e combinando todos os 12 formavam o G12. Sei que o objetivo da série é vender robôs, bonecos e tudo quanto é produto da marca, mas colocar mais 3 Engines só para formar outros 2 tipos de robôs foi muito forçado.
Outra coisa que me incomodava quando formavam o G9 era que todos os 7 personagens estavam na cabine de comando do robô e ela ficava parecendo muito cheia. 7 no comando de um mesmo robô é muita gente.
Os vilões
Os vilões da série são os Gaiark, liderados pelos três Ministros da Poluição: Ministra da Poluição da Água, Kegareshia; Ministro da Poluição do Ar, Kitaneidas e Ministro da Poluição da Terra, Yogostein. O objetivo dos vilões é poluir o mundo humano, tornando-o o ambiente ideal onde os Gaiark possam viver.
Comentários (Spoilers)
Os três ministros são aqueles vilões engraçados e que não conseguem fazer nenhum de seus planos funcionar. Quando Go-onger está na metade dos episódios, Yogostein, convoca seu vice-ministro Hiramekimedes para pressionar mais a luta contra os Go-ongers, Hiramekimedes até que parece um vilão imbatível, mas logo seus planos começam a falhar um atrás do outro e dá uma dó do coitado quando ele é derrotado, ele estava muito empenhado em derrotar os Go-ongers e agradar seu chefe Yogostein, mas não deu. Yogostein, também tenta acabar com os Go-ongers e perde, deixando-nos com Kegareshia e Kitaneidas, ambos são vilões que já sabíamos que não serviam para fazer o papel do Final Boss e é ai que surge Yogoshimacritein nos últimos 4 episódios para fazer o papel do vilão final. Yogoshimacritein mostra a que veio quando faz Hanto e Gunpei desaparecerem, fiquei chocada na hora, não era uma série para crianças?
A melhor coisa que Kegareshia e Kitaneidas puderam fazer foi rebelarem-se contra o Big Boss, quando eles falam que o objetivo deles era poluir a terra para criar em ambiente 'agradável' onde os Gaiark pudessem viver deu uma peninha.
Mais uma coisa, dentre todos os vilões a minha preferida é a Kegareshia, já que ela não é um ator em uma fantasia, na minha opinião colocar só atores com fantasias não ajuda a construir um bom vilão, ver um monstro fantasiado fazer maldades não me convence.
Abertura/ Encerramento
Tanto a abertura quando o encerramento são pontos altos da série. Ver os personagens correndo, pulando no logo da franquia e depois tirando o capacete no maior estilo piloto de corrida não tem preço.
A dancinha do encerramento também é muito legal. Go-onger foi o primeiro sentai que eu assisti, onde os personagens.
Outros
G3 Princess
Achei legal o episódio que as personagens femininas formam o G3 Princess, só me incomodava um pouco essa trégua entre Kegareshia e os Go-onger quando elas formavam o G3 Princess, se tivéssemos 3 heroínas, ao invés de 2 heroínas e uma vilã a formação do grupo idol ficava mais plausível.
G5 Prince
Bem já que as G3 Princess estavam ali para agradar os fãs masculinos da série, nada mais justo que agradar as fãs femininas e colocar os caras pra cantar.
Considerações finais
Go-onger é uma boa série e utiliza muito bem o tema de carros/veículos motorizados. Porém alguns pontos chegavam a incomodar na série como:
- 7 personagens principais/regulares é muita coisa, haviam episódios que alguns personagens falavam apenas uma frase de tanta gente que tinha para aparecer
- o grupo inicial 4 garotos e 1 garota é muito chata. Tudo bem que a Miu aparece depois, mas mesmo assim o Hiroto também aparece e ficamos com 5 caras e 2 garotas, qual o problema de ter 4 caras e 3 garotas? ainda teriam mais personagens masculinos
- os últimos episódios da série, antes da aparição do Final Boss, me pareceram muito arrastados e que só estavam ali para cumprir a meta dos 50 episódios.
- a sala de comando dentro do trailer deles ficava em um universo paralelo né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário