Shuriken Sentai Ninninger é a 39ª série super sentai da Toei e a terceira a utilizar a temática de Ninjas. Ninninger conta a história de cinco primos, descendentes de um ninja lendário 'Last Ninja' da família Igasaki. Anos atrás, 'Last Ninja', avô dos integrantes do grupo, lutou e selou o maligno senhor feudal Gengetsu Kibaoni, porém no presente o mesmo foi libertado e está trazendo o caos para o mundo humano. Agora os atuais membros do clã ninja Igasaki tem que combater o senhor feudal e seu exército de monstros que aterrorizam os humanos.
Personagens
Takaharu Igasaki / AkaNinja
Ele é o Red/Vermelho do grupo e por consequência(?) o líder. Takaharu é o típico herói entusiasmado com sua missão de ninja, venera o avô, está sempre pronto a ajudar as pessoas e se sacrificar pelos amigos. Ele segue a linha de Reds cabeça quente, que age antes de pensar e fica falando alto (para não dizer gritando), entusiasticamente sem motivos. A sua personalidade já é um clichê dos super sentais, Takaharu lembra Kai de Magiranger, Sousuke de Go-onger, Daigo de Kyoryuger e Right de Toqger. A primeira vista não fui com a cara do personagem e a voz do ator me irritava por algum motivo. Já no segundo episódio onde ele não era o único foco, percebi que o personagem não era de todo insuportável, mas ainda sim tenho receios que a série tome um rumo parecido com Kyoryuger, na qual Daigo/KyoryuRed era o centro da história e de quase todos os episódio, enquanto os outros membros eram jogados para escanteio.
Yakumo 'Cloud' Kato / AoNinja
O Azul do grupo. Yakumo vivia na Inglaterra e frequentava uma escola de magia (Hogwarts?), ele voltou para o Japão para tornar-se Ninja. No principio ele acha que a Magia é mais interessante do que ser um Ninja. Yakumo é o típico membro mais calado, que preferia não fazer parte de tudo aquilo, sofre com a estupidez dos companheiros.. Como ficou claro no segundo episódio ele e o Red terão aquela típica rivalidade entre dois rangers, um querendo provar que é melhor Ninja que o outro. Yakumo também demonstrou que é tão infantil quanto os demais, só que ele faz toda aquela pose de adulto. Até o momento ele é um dos meus personagens preferidos e um que tem uma personalidade 'inédita' sem tantos clichês e já muito batida, como o Takaharu. O jeito europeu de Yakumo é um ponto alto, desde as roupas, os trejeitos ocidentais e a magia, tudo isso contrasta muito bem com a cultura tradicional japonesa ligada aos Ninjas, o que torna ele um dos personagens mais interessantes da série.
Nagi Matsuo / KiNinja
Nagi é o Amarelo. Ele é o típico garoto animado que parece se divertir por estar no meio de tudo aquilo. Ele e Fuka, são os membros mais jovens do grupo, o que condiz com seu jeito meio inocente. Nagi é o primeiro ranger amarelo homem desde Tsubasa/MagiYellow (10 anos atrás) e todo aquele papo dos produtores em Kyoryuger de que Amarelo tinha se tornado uma cor feminina por isso não fariam mais Amarelos homens, parece que mudaram de ideia rapidinho né?
Fuka Igasaki / ShiroNinja
Fuka é a Branca. Ela é irmã mais nova de Takaharu, e junto com Nagi uma das mais novas do grupo. Fuka é a típica irmã mais nova que tenta colocar um pouco de juízo na cabeça do irmão enquanto passa vergonha por causa do mesmo. Ela aparentemente parece ser a garota desastrada, que leva a pior nos treinos (e nas lutas) e que serve para gerar piadas gratuitas com coisas caindo na cabeça dela quando alguém faz um ninjutsu errado. A cor Branca de Fuka é uma pequena mudança na já batida composição Amarela e Rosa para as garotas do grupo, só é uma pena que decidiram colocar detalhes em rosa na roupa da Branca, se é para ter duas garotas que relembrem Rosa preferia ter mais uma ranger Amarela. Especulasse que essa combinação Branca com rosa e Rosa seja uma homenagem as rangers mulheres de Changeman.
Kasumi Momochi / MomoNinja
Kasumi é a Rosa da equipe. Junto com Takaharu e Yakumo ela é uma das mais velhas do grupo. Kasumi parece ser a onee-san/irmãzona do grupo, aquela a que todos os personagens recorrem quando tem alguma dúvida ou precisam de conselho. Como foi mostrado no segundo episódio Kasumi conhece muito bem a personalidade de cada membro do grupo, melhor que eles próprios. Na descrição da personagem e em alguns momentos ela se mostra interessada em tecnologia, espero que essa característica dela seja melhor desenvolvida já que é raro ver personagens femininas associadas a tecnologia e inteligência. Kasumi no seu papel de onee-san lembra a Mako, ShinkenPink, porém diferente de Mako, Kasumi tem uma língua afiada, aponta as falhas dos colegas sem muitas cerimônias, doa a quem doer. Kasumi é também a primeira Rosa em uma equipe de ninjas.
Uniformes
O uniforme preto de treino dos Ninninger é simples e bonito, mas não chega aos pés do uniforme ninja dos Kakuranger. O uniforme de treino dos Ninninger é muito moderno se comparado as vestimentas ninjas tradicionais.
Já o uniforme de combate com diferentes tipos de shuriken no visor dos capacetes ficaram legais e lembram os kanjis nos capacetes de Shinkenger. Os uniformes no geral ficaram bonitos exceto pelas botas brancas que quebram um pouco a aparência mais séria que tem os uniformes e as botas cano alto(?) das garotas. Na primeira vez que vi essa bota levei um susto, depois até acostumei, mas ainda assim continua feio visualmente, especialmente por que quebra com a uniformidade dos uniformes quando estão todos juntos. Acho que quiseram deixar as garotas mais 'sexy' e fazer um fanservice desnecessário com essas botas, que no fim ficaram ridículas.
Como já comentei ali em cima, os detalhes rosas no uniforme da Branca também foram desnecessários, mesmo que seja uma homenagem para Changeman, já é difícil fugir da dupla Amarela e Rosa, quando fazem algo diferente aparece uma Branca com detalhes em rosa. Me pergunto porque não uma ranger Azul (marinho, nada daquele Azul bebê da MagiBlue e HurricaneBlue) porque não uma Preta? ou Verde? ou Vermelha? acho que essa última é pedir demais, mas não sei o porque de as cores para mulheres serem tão limitadas! Já estamos em 2015 e não avançamos praticamente nada desde a introdução de duas garotas em uma equipe com Bioman em 1985!!!
Henshin / RollCall
A henshin/transformação dos personagens é um dos pontos altos da série. A sequência é muito criativa, colorida, cheia de efeitos visuais, chega a lembrar um pouco da sequência de Shinkenger, o sentai que tinha temática de samurais. Como ambas as séries tratam de figuras muito marcantes na cultura japonesa, ninjas e samurais, a cena da transformação tem todo um toque cultural especial.
Equipamentos
As espadas que servem para transformar e a arma em formato de sapo são os equipamentos base dos Ninninger. Fora esses todos possuem um arco e flecha.
Robô / Mecha
As partes que formam o robô dos Nininger não tem nada haver umas com as outras. O vermelho tem um robô humanóide, azul um dragão ocidental, amarelo um caminhão/caçamba (???), branca um cachorro e a rosa um trem(!!!) Segundo consta cada uma das partes representa um aspecto da cultura japonesa, o trem representa a tecnologia avançada, o cachorro representa a cultura kaiwaii (fofa), o dragão representa o imaginário fantástico, o caminhão representa as construções e o desenvolvimento das cidades(?), não sei qual aspecto da cultura japonesa o mecha humanoide representa.
Vilões
Como só saíram dois episódios da série até o momento pouco sabemos sobre os vilões, mas serão todos vilões monstros, nenhum vilão com aparência humana.
Considerações finais
-Escrevo essas primeiras impressões nos dois primeiros episódios da série, sei que é muito pouco, se a série continuar nesse ritmo até o final escrevo uma resenha sobre tudo.
-A abertura e o encerramento tem músicas temas bem animadas que combinam com o clima alegre da série, especialmente a dancinha do encerramento. Bem diferente do tom mais sério que tinha Kakuranger o primeiro super sentai com ninjas.
-Ninninger é a terceira série super sentai a utilizar a temática ninja e a primeira a ter duas ninjas mulheres na equipe. Parece que há uma tradição nas séries ninja de o Amarelo ser homem.
-Os personagens do avô e do pai de Fuka e Takaharu estão ali para servir de apoio e ensinar os jovens a seguir o caminho ninja. Me pergunto onde está a mãe deles? Não poderiam ter colocado a mãe no lugar o pai? Não poderia ser uma avó ao invés de um avô? Infelizmente séries super sentais são muito engessadas, raramente assumem riscos ou fazem mudanças bruscas, tudo acontece a passos de tartaruga e nem sempre algo bom que aconteceu (rangers Azuis mulheres, Hime ShinkenPink, Go-on Silver...) volta a acontecer. As vezes parece que as coisas não avançam mesmo, vide Kyoryuger e a festa da salsicha que foi. Já vi imagens do sexto ranger, que para variar vai ser homem e vai ter pinta de cowboy. Espero que as personagens femininas não caiam naquele abismo de serem fofas e bonitinhas em detrimento de terem alguma personalidade própria. Espero também que a série não comece a focar muito no Vermelho em detrimento dos demais personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário